Especial: Comando da Paz (CP), a facção criminosa de Salvador Bahia como você NUNCA viu



Especial: Comando da Paz (CP), a facção criminosa de Salvador Bahia como você NUNCA viu

Siga a TV Coiote nas redes sociais:
Site: http://www.tvcoiote.com/
Facebook: https://www.facebook.com/tvcoiote
Twitter: https://twitter.com/tvcoiote
Instagram: https://www.instagram.com/tvcoiote

Anuncie na TV Coiote: 
http://www.tvcoiote.com/p/anuncie.html

Capítulos desse especial:
1- Sistema prisional e origem (1:11)
2- Uma grande facção (12:13)

Confira outros especiais sobre facções criminosas:
https://goo.gl/2mHXOk

O sistema prisional da Bahia era totalmente concentrado na cidade de Salvador e em sua região metropolitana nos anos 70 e 80. Nos anos 90 isso começou a mudar, e surgiram novos presídios no interior do estado.

As gangues de rua de Salvador eram colocadas todas juntas nos presídios, na época, em condições ainda piores que as atuais. Com influência direta do PCC (Primeiro Comando da Capital) e do CV (Comando Vermelho) essas gangues se aperfeiçoaram e cresceram muito. Entre essas gangues está o Comando da Paz, Bonde do Maluco, DPM, MPA, Bonde do Ajeita, Katiara, Comendo da Perna e Caveira.

O Comando da Paz (CP) foi a primeira facção a surgir, no início era chamada de Comissão da Paz, seu número é 3.15 (C é a terceira letra do alfabeto, P a décima quinta), e seu símbolo é um escorpião. Foi fundada por Mário Carlos Jezler da Costa,  Genilson Lino (“Perna”, preso inicialmente por assalto e depois por tráfico de drogas), César Dantas (“César Lobão”, preso por assalto a banco e tráfico de drogas) e Claudio Eduardo Campanha da Silva (“Pai”, batedor de celular e de corrente no bairro da Liberdade). Também para compor o Comando da Paz, Claudio depois teria chamado Éberson Souza Santos (“Pitty”, preso por assalto a ônibus e depois por assalto a banco).

Pitty mais tarde seria o líder da facção, fugiria do presídio em 2007 e seria morto pela polícia em 2008.


Qualquer crítica, dúvida, sugestão ou informação adicional comente!