Mundo Terror (01) - Filme o Babadook

No Mundo Terror desse sábado, João Prandini substitui Felipe Picolli, e fala sobre o longa-metragem Babadook!

The Babadook (O Babadook) é um filme de terror psicológico de 2014 coproduzido pela Austrália e Canadá, escrito e dirigido por Jennifer Kent em sua estreia como diretora, no qual uma mulher e seu filho são atormentados por uma entidade do mal.

The Babadook foi produzido pela Causeway Films e é baseado no curta-metragem Monster (2005), também escrito e dirigido por Kent. O filme foi exibido no Festival Sundance de Cinema 2014 e recebeu aclamação da crítica.

O título "Babadook" é um anagrama para "A Bad Book" (em português, "um livro mau").

No Brasil, o filme foi lançado somente pela Netflix.

Amelia, é uma viúva conturbada, que criou seu filho de seis anos de idade, Samuel, sozinha, depois que seu marido Oskar morreu em um acidente dirigindo, Amelia vai para o hospital para dar à luz. Sam começa a se comportar de maneira irregular: ele raramente dorme a noite toda e está preocupado com um monstro imaginário, que ele construiu armas para lutar. Amelia é forçada a levar seu filho para fora da escola devido a seus problemas de comportamento. Uma noite, Sam pede à sua mãe para ler um livro misterioso encontrado na sua estante. A história, "O Senhor Babadook", é de cerca de uma entidade sobrenatural: uma vez que alguém tenha conhecimento de sua existência, o monstro causa tormentos a pessoa. Amelia é perturbada pelo conteúdo do livro, enquanto Sam torna-se convencido de que Babadook está perseguindo-os. Eventos estranhos começam a ocorrer em toda a casa: portas abrem e fecham por conta própria, Amelia encontra vidro em sua comida, e sons estranhos são ouvidos sem fonte aparente. Amelia atribui os eventos para o comportamento de Sam, mas ele insiste que Babadook é responsável. Amelia rasga o livro "O Monstro de Babadook".

Na festa de aniversário do primo de Ruby, Ruby intimida Sam por não ter um pai; como resultado, Sam empurra-o de sua casa na árvore e quebra o nariz. A irmã de Amelia, Claire, admite que ela não pode suportar um "ser" em torno de Sam, e suspeita que Amelia se sente da mesma maneira. Na volta para casa, Sam tem uma outra visão de Babadook e sofre uma convulsão febril. Amelia convence um médico para receitar sedativos para Sam para ajudá-lo a dormir, na esperança de que ela também consiga dormir um pouco também. Na manhã seguinte, Amelia encontra o livro de Babadook remontado. Novas palavras dentro do livro insultam ela, afirmando que quanto mais ela nega a existência do Babadook, mais forte o monstro vai ser, crescendo dentro dela. Ele contém novas janelas pop-ups dizendo para Amelia matar seu cão, Samuel, e ela mesma. Aterrorizada, Amelia tenta convencer a polícia que ela está sendo assediada por um stalker, mas quando eles pedem o livro de histórias como prova, ela admite que o queimou. Ela percebe que eles podem ver giz em suas mãos, o que implica que ela pode ter colocado o livro de volta junto a si mesma. Babadook, então, revela-se a Amelia antes de possuí-la.

Uma noite, Amelia tem uma visão de seu marido morto, que concorda em voltar para ela se ela lhe dá Sam. Em um acesso de loucura, ela quebra o pescoço do seu cão como o livro tinha descrito anteriormente, e tenta atacar Sam. Sam apunhala Amelia na perna e incapacita ela no porão, dizendo-lhe que ele sempre vai amá-la. Quando Amelia tenta estrangular Sam, ele carinhosamente acaricia seu rosto, dando-lhe força para lutar com Babadook e, eventualmente, vomita a entidade. Sam então reitera que "você não pode se livrar de Babadook." Amelia confronta Babadook em seu quarto, gritando que ela vai matá-lo se ele prejudica Sam. Babadook cai no chão na derrota, em seguida, voa para fora do quarto e tranca-se em seu porão. Algum tempo depois, Amelia e Samuel se recuperaram com a experiência. Eles reúnem minhocas em uma tigela e Amelia leva-la até o porão, onde Babadook ainda vive. Ela coloca a bacia no chão e Babadook puxa-la em seu canto escuro para consumi-la. Amelia vai para o quintal com Sam para comemorar seu aniversário.

ELENCO
Essie Davis ... Amelia Vanek
Noah Wiseman ... Samuel Vanek
Daniel Henshall ... Robbie
Hayley McElhinney ... Claire
Barbara West ... Gracie Roach
Benjamin Winspear ... Oskar Vanek
Cathy Adamek ... Prue
Craig Behenna ... Warren
Adam Morgan ... Sargento
Peta Shannon ... Mãe #2
Hachi ... Bugsy