Maromba Fitness (01) - Entrando na academia

Maromba Fitness com Leo Arantes e Raphael Melo na TV Coiote! Inscreva-se!

Vai se matricular na academia? Aproveite o clima e a disposição para praticar exercícios e entrar em forma. Mas cuidado para não se acabar na esteira logo na primeira semana achando que vai dar pulos de alegria na sua próxima subida na balança.

O primeiro passo é procurar um médico e fazer os exames necessários para saber se está apto. É a partir dessa avaliação que a pessoa fica liberada ou não para as práticas esportivas.

Se tudo der certo, você já pode começar, mas atenção: comece devagar. O ideal para quem está iniciando a prática de atividades físicas é dedicar-se duas vezes por semana, durante 40 minutos a 1 hora. Não adianta começar de uma vez e abusar na carga de peso nos exercícios. Cada um tem que saber respeitar o período de adaptação e o próprio limite do seu corpo.

Ao escolher a modalidade, o importante é começar com exercícios que possam corrigir os pequenos problemas de postura, alongamento e flexibilidade. Corrigindo isso, é possível escolher uma modalidade mais voltada para o objetivo de cada aluno.

Se a intenção é perder peso, o ideal é um treino de alto gasto calórico. Para quem quer ganhar músculos, o ideal é um treino voltado para a hipertrofia muscular, fazendo séries de exercícios com cargas mais pesadas. O ideal é consultar o professor que indicará um treino mais específico e adequado ao que você procura.

O que comer antes e depois?

Independente do caso, uma alimentação equilibrada é essencial para alcançar os objetivos. Antes da atividade devem ser consumidos alimentos ricos em carboidratos de baixo a médio índice glicêmico e proteínas.

Evite a ingestão de alimentos ricos em gorduras ou em fibras nas 2-3 horas que antecedem a sua atividade física. Estes alimentos têm uma digestão mais demorada e podem causar mal-estar gástrico no decorrer do exercício.

Aposte sempre nos carboidratos, por serem a principal fonte energética do organismo, permitem um treinamento intensivo e consistente, retardando a fadiga e diminuindo o risco de lesões. Já as proteínas, promovem o incremento de massa muscular e atenuam o desgaste da mesma.

Até 30 minutos antes da atividade, consuma barras de cereal, iogurte, sucos de fruta ou frutas. Até 1h antes da atividade, um lanche de pão integral com queijo branco, peito de peru, suco de fruta e fruta poderá ser consumido.

Após a atividade: Se você costuma se exercitar pela manhã é indicado fazer um almoço reforçado. Se for mais tarde, a ingestão de cereais integrais, ricos em vitaminas e minerais e com uma boa quantidade de proteína é indispensável para repor as energias.